Sou de Jesus e Salvo

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4:12

Prova do amor de Deus

Uma prova de que Deus esteja conosco não é o fato de que não venhamos a cair, mas que nos levantemos depois de cada queda. E sejamos fortes e corajosos. Sê tu uma benção! Ouça a voz de Deus. Jhileade do Ministério Kandelabrus.

Viva feliz e com entusiasmo

Viva feliz, com entusiasmo, seja motivado e não vai demorar muito para que as bênçãos corram atráz de você. Creia apenas. Jhileade do Ministério Kandelabrus.

Deus ama toda a humanidade

O nascimento de uma criança é a prova de que Deus continua amando e confiando na humanidade. Até chegar o dia que ELE nos levará para perto dELE. Jhileade do Ministério Kandelabrus.

A nossa arma forte

A mais forte arma conhecida é a arma do amor. Portanto, todo indivíduo inteligente deve se apegar nela. Ele vence com a paz, não com a guerra. Jhileade do Ministério Kandelabrus.

Palavra do Deus Eterno

Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes. João 13:17. Jhileade do Ministério Kandelabrus.

Ide e Pregai

Como pois invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas! (Romanos 10:14-15)

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Cuidado Coeficiente Confuso


Votando em um candidato a vereador, você pode eleger outro

Analista político discorda da lei que exige o cálculo de coeficiente eleitoral e a classifica como "absurdo da legislação"

REPÓRTERMT
ANA ADÉLIA JÁCOMO

O coeficiente eleitoral sempre foi um tema polêmico. Há quem sustente a tese que a legislação oferece uma enorme brecha para que partidos políticos usem candidatos a vereador sem chances de vencer o pleito, para apenas angariar votos para a legenda.  É fato que muitas vezes vota-se em um candidato, mas elege-se outro.

O sistema eleitoral é pouco conhecido pela maioria dos eleitores. Muitos não sabem que ao votar em um candidato a vereador, vota-se, na verdade, no partido político, e com isso o concorrente que tiver mais votos acaba garantindo a vaga. O cálculo beneficia partidos com mais votos, e por mais que um candidato seja bem votado, se sua agremiação tiver poucos votos, ele perde a eleição.

Durante o período eleitoral muitos partidos nanicos – sem representatividade em Brasília – coligam-se com grandes agremiações e lançam muitos candidatos a vereador, que conseguem poucos votos, mas concorrem com a intenção de angariar mais votos para o partido.

A conta para definição dos eleitos é de certa forma simples e constitui-se na soma de votos válidos, que é o total de votos, menos os brancos e nulos, divido pelo número de cadeiras disponíveis na Câmara de Vereadores, no caso de Cuiabá, 25 vagas. Essa conta chama-se coeficiente eleitoral e garante ao partido que tiver mais votos eleger o maior número de representantes na Câmara.

 TROCA DE FAVORES

O analista político Alfredo da Mota Menezes avalia o coeficiente eleitoral como um “absurdo da legislação”. Ele afirmou que a medida incentiva partidos políticos a usarem candidatos a vereador como “escada”, apenas para conquistar mais votos e garantir um coeficiente mais alto.

“É um absurdo da legislação. Os partidos menores coligam-se com os maiores para eleger mais candidatos da legenda. Fazem as pessoas de escada. Eles inventam um monte de partidinho, coligam e colocam um monte de vereador para pedir voto. Na hora de fazer o cálculo de coeficiente eleitoral, eles emplacam mais vereadores na Câmara. Após isso, pagam com troca de favores”.
 
Segundo ele, há alguns anos criou-se a Cláusula de Barreira, que proibiria partidos que não tivessem representantes em Brasília, ou seja, deputados federais e senadores, a concorrerem a pleitos. A medida seria uma tentativa de extinguir os “nanicos” e com isso acabar com o coeficiente eleitoral.

“Quando essa lei entrou em vigor o Supremo (Tribunal Eleitoral) ‘derrubou’. Eles alegaram que a Cláusula era antidemocrática. Mas acredito que a medida iria acabar com esses partidos que, na verdade, são usados e só existem para privilegiar os grandes. Esse coeficiente eleitoral faz com que os maiores usem os menores. O que tem mais votos dentro do partido é o eleito e isso, muitas vezes, não representa o mais votado pelo povo”, disse ele.

LEGISLAÇÃO

O chefe de cartório da 55ª zona eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), Frederico Franco Alvim, afirmou que na eleição majoritária (para prefeito) não é realizado o cálculo de coeficiente eleitoral, já que a maioria dos votos válidos define o vencedor do pleito.


No entanto, para a eleição proporcional (de vereadores) a Justiça Eleitoral adotou a regra para, segundo ele, permitir a democracia e a participação da maioria.

“O sistema é adequado ao propósito que ele tem. A ideia é garantir a democracia em sua plenitude, pois visa proteger a participação das minorias no governo. Se adotassem a mesma regra da majoritária para o cargo de vereador, a minoria       ficaria sem representatividade. Não necessariamente os mais votados irão assumir”.  

Frederico, que é autor do livro “Manual do Direito Eleitoral”, afirmou que estão eleitos os candidatos que fazem parte de um partido ou coligação que alcançarem o maior quociente partidário. No caso da Câmara de Cuiabá, ele explicou que não, necessariamente, os 25 candidatos mais votados irão assumir.

“O cálculo atribui a cada partido uma fatia correspondente à proporção dos votos que cada legenda conseguiu. Por isso é impossível dizer quantos votos um candidato precisa ter para se eleger, porque o parâmetro é o número de votos válidos, por isso é preciso antes saber quantos votos foram realizados no dia da eleição, para só depois fazer as contas. A gente exclui da conta os votos brancos e nulos. O eleitor vota no candidato, mas esse voto é calculado para a legenda”, explicou ele.

Em uma rede social, o Facebook, vários apelos tem sido postados nas últimas semanas com o objetivo de fortalecer na população a consciência política. Em uma de suas publicações, a imagem abaixo, mesmo em tom de protesto, explica um pouco sobre o coeficiente eleitoral. Confira:



segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Amor ao dinheiro



Evangelista Jhileade Gomes Lima

Vamos iniciar o artigo de hoje com o seguinte texto: 



Antes te lembrarás do SENHOR teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia. 
(Deuteronômio 8:18)



De donde vêm as bençãos materiais?

A palavra de Deus deixa bem clara no versículo acima quando iniciamos o nosso artigo de hoje diz que devemos lembrar quem nos deu os bens materiais. Quando chegarmos no topo não esquecermos dELE, foi ELE quem deu e ELE quem tira. Assim como foi na vida de Jó.

E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. (Jó 1:21)

Ele é o dono da benção! Devemos amar e adorar o dono da benção e não a benção.

É possível que o dinheiro nos faça esquecer coisas mais importantes?

As riquezas podem se tornar o centro da nossa vida e tomar o lugar de Deus.

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em entender, e em me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço benevolência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jeremias 9:23-24)

O dinheiro pode dar-nos atitudes erradas sobre as coisas materiais. 

Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui. (Lucas 12:15)

Não é sábio que o sucesso financeiro seja uma prioridade na nossa vida.

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. (Mateus 6:24)


Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição. (1 Timóteo 6:9)

Ainda que não seja impossível, é difícil que os ricos entrem no Reino de Deus.

Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! E os discípulos se maravilharam destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. (Marcos 10:23-25)

O amor ao dinheiro é a raíz de muitos males.

Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. (1 Timóteo 6:10)

O contentamento não depende da quantidade de dinheiro ou possessões materiais.

Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece. (Filipenses 4:12-13)

Onde investimos o nosso dinheiro, aí estará o nosso coração.

Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. (Mateus 6:21)


Prosperidade é um sonho.


Prosperidade, algo almejado e desejado por todos, inclusive pelo Salmista. Prosperidade é promessa de Deus para vida de seus filhos.

Quem é o homem que teme o Senhor? Ele o instruirá no caminho que deve seguir.Viverá em prosperidade, e os seus descendentes herdarão a terra. (Salmos 25:12,13)

Se existe uma fila que pudéssemos entrar para recebermos prosperidade, certamente eu seria um dos primeiros, pois afinal de contas quem não quer ter um vida próspera e cheio de dinheiro?

Como filhos de Deus podemos ser prósperos mesmo sem sermos ricos, prosperidade também tem um sentido de bom aproveitamento dos recursos, meu maior exemplo de prosperidade não está em pessoas que conheço e que são extremamente bem-sucedidas financeiramente, meu melhor exemplo de prosperidade está nos meus pais, que sempre foram pessoas bastante simples, com salários inferiores ao da grande maioria das pessoas que conviviam ao nosso redor, porém nunca houve falta de nada em nossa casa, ao contrário, como justos que são a Palavra do Senhor sempre se cumpriu em suas vidas.

Vocês emprestarão a muitas nações, e de nenhuma tomarão emprestado. (Deuteronômio 28:12c)

Aprendi que prosperidade está diretamente ligada à obediência.

E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. (Deuteronômio 28:1)


Temos ouvido tristes testemunhos de pessoas que trabalham, possuem salários razoáveis, porém vivem quebradas financeiramente, é a ação clara do devorador. 

Meu amado amigo e irmão em Cristo, não adianta reter, sonegar os dízimos e as ofertas e orar para que o devorador seja repreendido. Deus somente repreenderá este mal, mediante seu ato de amor e obediência ao dizer, veja o que a bíblia diz: 

Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. (Malaquias 3:10,11)

Muitos pensam: "Mas eu já ganho tão pouco, o que ganho mal dá para me manter, como que ainda poderia tirar 10% para dar para Deus? Ou como posso tirar para dar para igreja?"

Você não dá dízimo, você devolve a parte que pertence ao Senhor.

Vivemos em um mundo capitalista por isso precisamos do dinheiro para sobreviver, contudo isso não significa que precisemos empenhar nossas vidas na obtenção desenfreada de riquezas, trabalhando sem parar, não tendo tempo para Deus, para família e para a igreja. Ao contrário, a ambição reflete o estado do nosso coração, e a idolatria que está por traz desta busca.

O pecado está justamente em colocarmos isto como objetivo, razão das nossas vidas. Empregarmos aquilo que o Senhor nos deu, quer seja habilidade, tempo, disposição, apenas para satisfazer a nossa ganancia.

A questão do dinheiro é muito delicada, por isso o Senhor Jesus dedicou boa parte de seus ensinamentos para falar de finanças: "Não junteis tesouros na terra.", "é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no reino dos céus".

O mesmo Deus que promete prosperidade, diz que é difícil um rico entrar nos céus, será que está havendo contradição na palavra de Deus? Claro que não!

É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. (Marcos 10:25)

O Senhor quer nos abençoar sim com toda sorte de bênçãos, é Ele mesmo quem nos dá condições para que adquiramos riquezas no verso tema deste artigo, porém Ele nos adverte para guardamos o nosso coração, pois o dinheiro é como um deus que requer reverência, dedicação e pode escravizar.

Eu creio, busco, oro e espero no Senhor para que Ele nos presenteie com mais e mais prosperidade a cada dia, mas acima disto peço a Deus que nos ajude a guardar o nosso coração, para que antes das riquezas terrenas, já tenhamos riquezas acumuladas no céu. Oro para que Ele nos dê estrutura para recebermos a prosperidade, ao ponto de ser bênção e não instrumento de corrupção do nosso coração.

Mas antes de tudo, agradeço a Deus constantemente por aquilo que já temos, e o quanto Ele tem cuidado de cada um de nós, sabendo que devemos seguir a orientação dada aos Hebreus.

Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. (Hebreus 13:5)



Seja grato a Deus, entregue totalmente o controle da  sua vida financeira ao Senhor, confesse a ELE suas limitações de administração, de falta de prudência, ou ainda o pecado da avareza e amor ao dinheiro e que talvez tenha ocupado o lugar do próprio Deus. Seja fiel ao Senhor nos dízimos e nas ofertas, confiando em Deus como provedor para sua vida.


Pense nisso!


Obrigado por sua leitura estamos aqui para crescer espiritualmente. 

--
Atenciosamente,


Evangelista Jhileade



quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Armadura de Deus



Evangelista Jhileade Gomes Lima

Vamos iniciar o artigo de hoje com o seguinte texto:  


No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho,
Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar. 
(Efésios 6:10-20)


A luta espiritual

Imagine acordando um dia e achando sua casa bem no meio de um campo de batalha. Como sempre acompanhamos pela redes de televisão (jornais), pessoas que moram em países de constantes conflitos (Gaza, Irã, Paquistão, Egito e etc.). Com bombas explodindo ao seu redor, os disparos de metralhadoras e os gritos dos feridos, qual seria o seu primeiro pensamento? 

Se levantaria para ir ao serviço?
Iria para a escola?
Lavaria o carro?

A sua primeira reação seria a sobrevivência sua e da sua família, não é?

Mesmo quando não percebemos a guerra ao nosso redor, isso não quer dizer que ela não exista. Em termos bem fortes, Paulo escreve que o mundo é um campo de batalha espiritual. Nós precisamos nos despertar para ver que a batalha é real!

Essa batalha não é guerra material, onde será atingido nossos corpos, e sim espiritual. Então, como alguém pode sobreviver? Precisamos ser "fortalecidos no Senhor e na força do seu poder" e devemos vestir "toda a armadura de Deus".

A armadura de Deus
 
O cinto: A verdade precisa ser embrulhada ao centro do nosso ser para segurar todas as coisas. Sem o cinto da verdade, a armadura se desmancha.

Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. (João 17:17)

A couraça: O coração é protegido pela justiça de Deus, que é revelada no evangelho. O cristão que vive segundo o evangelho está protegendo seu coração do mal.

Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. (Romanos 1:17)
 
Os calçados: Quando convertido pelo evangelho da paz, o inimigo se torna aliado. Quando há mais aliados e menos inimigos, fica mais fácil vencer a batalha. Pregando o evangelho da paz salva vidas da destruição da batalha.
 
O escudo: A fé é o escudo do cristão contra "todos os dardos inflamados do Maligno".  Tudo pode ser vencido em Cristo, através da fé verdadeira que foi uma vez por todas entregue por ELE.

Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. (Filipenses 4:13)


Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. (Filipenses 4:4)


Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. (Judas 1:3)

A espada: A única arma ofensiva que o cristão precisa é a palavra de Deus. Para ganhar uma batalha espiri-tual, temos que falar a palavra espiritual de Deus, e não a palavra carnal dos homens.

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4:12)


Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia. (João 12:48)


E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. (Apocalipse 1:16)


E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. (Apocalipse 19:15)


Nossa luta não é contra carne e nem sangue! E todos os dias estamos em confronto contra o inimigo de nossas almas que é o diabo. Que ele só veio para matar, roubar e destruir! Esteja você revestido de toda a armadura! Não deixe nada e ninguém te afastar do teu General que é o Senhor dos senhores, Rei dos reis. JESUS!

Pense nisso!




Obrigado por sua leitura estamos aqui para crescer espiritualmente. 

--
Atenciosamente,


Evangelista Jhileade


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Louvor e Adoração



Evangelista Jhileade Gomes Lima

Vamos iniciar o artigo de hoje com o seguinte texto:   


Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel. 
(Salmos 22:3)


Adoração Excelente é o mesmo que adoração perfeita. Adoração completa.

O que vem a ser adoração?

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. (1Coríntios 10:31)

Adoração para o servo de Deus é um estilo de vida. Tudo o que fazermos deve ser para glorificar a Deus.

Tudo é tudo mesmo. O andar, o vestir, o comer, o falar, o pensar, o agir… Até a morte (João 21:19)

Não há meio termo, ou glorifico á Deus ou ao diabo.

É possível que nós possamos dar a Deus uma adoração assim? Perfeita, completa?

Eu digo que sim se observarmos dois critérios básicos recomendados pela Palavra:

Adoração deve ser sempre em Espírito e em Verdade

Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. (João 4:24)

A adoração excelente é aquela que obedece na íntegra a afirmação de Jesus: Deus deve ser adorado em Espírito e em Verdade.

O contexto deste verso de João nos ensina, através de Jesus, que o Pai procura os verdadeiros adoradores. Há um anseio no coração do Pai de encontrar adoradores. Ele está à procura.

Como podemos adorar em Espírito

Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. (Gálatas 5:16-25)


Isso é adorar no Espírito. Uma vida dominada pelo Espírito Santo de Deus.

Como podemos adorar em Verdade sem viver num engano

Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.
Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:4-6)


Adorar em verdade é adorar a Jesus, já que Ele é a própria Verdade.

Como pode uma geração adorar a Deus em mentira

Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído; (Isaías 29:13)


Adoração mentirosa é aquela executada de lábios, mas não de coração.

Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.
Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios.
Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?
Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação. (Salmos 24:1-5)


Porém temos base bíblica para argumentar sobre que existem pessoas que adoram a Deus com falsidade, para enganar o seu próximo (amigo, irmão na fé, vizinhos e até os inimigos) mas a Deus não podem enganar.

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. (Gálatas 6:7)


Nós temos que estar baseados na Palavra de Deus

Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. (Colossenses 3:16)

De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. Bendito és tu, SENHOR; ensina-me os teus preceitos. Com os lábios tenho narrado todos os juízos da tua boca. Mais me regozijo com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas. Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito. Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra. (Salmos 119:10-16)

Uma palavra aos Levitas:

E Jesuá, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías, e os levitas ensinavam o povo na lei; e o povo estava no seu lugar.
E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse.
E Neemias, que era o governador, e o sacerdote Esdras, o escriba, e os levitas que ensinavam ao povo, disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao SENHOR vosso Deus, então não vos lamenteis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei.
Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força. (Neemias 8:7-10)



Ser levita é muito mais que cantar ou tocar ser participante e integrante de uma banda ou ministério de louvor da sua igreja! Ser levita é estar a serviço do Senhor! Para servir e não ser servido! Dê sempre o seu melhor.

Pense nisso!


Obrigado por sua leitura estamos aqui para crescer espiritualmente. 

--
Atenciosamente,


Evangelista Jhileade


terça-feira, 11 de setembro de 2012

Fofoca dentro da igreja



Evangelista Jhileade Gomes Lima

Vamos iniciar o artigo de hoje com o seguinte texto:   


Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor. Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e por causa dele não sofrerás pecado. Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor. Guardarás os meus estatutos; não permitirás que se ajuntem misturadamente os teus animais de diferentes espécies; no teu campo não semearás sementes diversas, e não vestirás roupa de diversos estofos misturados. (Levítico 19:16-19)

O que é a fofoca? A fofoca consiste no ato de fazer afirmações não baseadas em fatos concretos, especulando em relação à vida alheia.

Nós não somente ouvimos fofocas como também as espalhamos. Nós mesmos fomos vítimas delas.

Quando passo adiante algo que eu deveria ter ficado para mim, tendo como base a Palavra de Deus como lemos no inicio deste artigo em Levítico 19, normalmente nos justificamos com as seguintes palavras: “Precisamos de qualquer maneira orar pelo irmão, ele está pecando diante de Deus e esse pecado é grave problema...misericórdia Senhor que ofensa...”. Que tanta hipocrisia! Na verdade, não oramos, mas falamos bastante sobre o assunto e não conseguimos nos desprender de tal conversa que leva horas a falar da vida alheia. Geralmente, sempre é muito interessante ficar sabendo das últimas notícias a respeito do irmão, como já ouvi de diversas irmãos e irmãs nas igrejas até usam um termo nada cristão "tenho um babado!", mas presente dentre as mulheres termo bastante feminino.

Vamos entender o que é fofoca?

Por ocasião da nossa conversão a Jesus, deixamos os “grandes pecados” como por exemplo, mentir, roubar, beber, enganar, uso de drogas, etc. Começamos a passar nosso tempo com nossos novos amigos, falando a respeito de nosso Senhor, sobre nossa vida e sobre o que acontece à nossa volta e as maravilhas que ELE tem operado dia após a dia. Pensamos sobre tudo isto de um modo completamente inofensivo. Mas, observemos a coisa um pouco mais de perto! Quantas vezes essas conversas estão cheias de julgamentos, de boatos, de “ouvi dizer” (escondidos cuidadosamente atrás de um sorriso cristão?). Misericórdia está é a noiva de Cristo?! Que diz que não deveria ter mácula.

Você sabia que a Bíblia fala muito sobre fofoca? E não se trata de um “pequeno pecado”, como muitos de nós pensamos. Na bíblia está escrito: 

O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio. (Provérbios 8:13)


Deus nos ordena: 

Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o SENHOR. (Levítico 19:16)


Ele também diz: 

E, além disto, aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém. (1 Timóteo 5:13)

Deus diz: 

Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei. (Salmos 101:5)


Deus ELE é da seguinte maneira tagarelas não O reconhecem, estando entregues aos seus pensamentos destruídos. ELE deixa bem claro e iguala pessoas difamadoras (fofoqueiras) com aqueles que não merecem confiança, como assassinos e aborrecedores de Deus. Ele continua, dizendo que aqueles que fazem tais coisas, sabem que merecem a morte. Mas isso parece que não impede esse tipo de gente de continuar a fazer e até mesmo induzir as outras a praticar tais mentiras, fofocas, mexericos.

E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;
Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem. 
(Romanos 1:28-32)


Além disso as fofocas  não precisam ser obrigatoriamente mentirosas. Muitos pensam: “O assunto é verdade, por isso posso contá-lo a todos.Isso não pode ficar impune!”.

Mas isso não está certo! Dizer a verdade com falsos motivos pode ter efeito ainda mais funestos do que falar a inverdade. A seguinte definição de “fofoca” deixa isso claro: Falar algo de alguém é fofoca, quando o que é dito não contribui para a solução do problema da pessoa em questão.

Sabe o que diz a Bíblia?

Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão. (Mateus 18:15)

Se o teu irmão errou ou você ouviu tal conversa a respeito dele, vai até ele converse dê uma palavra de ânimo. Converse e diga a grande importância de ali em diante estarem juntos. Mas não chega com ele descascando, converse e diga a ele que Jesus O ama.

Orientação na Bíblia      

Quando somos ofendidos por alguém ou vemos que alguém vive em pecado, temos que ir a essa pessoa e não a nenhuma outra!

Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;
Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. (Mateus 18:15-16)


Se alguém vive em pecado, que valor teria, falar a respeito dele a outros? O que os outros irão fazer a respeito? Ao invés disso, é nossa tarefa reconduzir o irmão ou a irmã à comunhão com Deus. Você poderia mostrar-lhe o ponto escuro em sua vida, que o Senhor gostaria tanto de purificar. Se a pessoa não der ouvidos, deve-se dar outros passos. 

Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. (Gálatas 6:1)


Envolver outros

Transmitir a outros nossas mágoas e amarguras e ouvir quando eles falam das suas, é outra área em que devemos ser bem cuidadosos. Se alguém feriu seu amigo, e este lhe falar da sua dor, provavelmente você ficará ofendido por causa do seu amigo. Então você se sentirá ofendido e, talvez, fique bravo com a pessoa que fez tal coisa ao seu amigo. Mais tarde, é possível que os dois se reconciliem, e tudo será perdoado e esquecido. Mas um problema permanece: Você continua amargurado!

Uma briga causada por um pequeno incidente, pode ter consequências  muito amplas e estender-se por muito tempo, dependendo de quantas pessoas tomam conhecimento dela. Veja é completamente injustificável envolver outros em suas mágoas. Não temos  o direito de ir até o outro, exceto até Deus e àquele que nos ofendeu.

A diferença entre aconselhamento e fofoca

Muitas vezes, fofocas e difamações são camufladas como “aconselhamento espiritual”. Nada existe de condenável no aconselhamento espiritual, se realmente falar com conselheiro espiritual. Um conselheiro espiritual é um crente maduro, que a exorta à uma vida espiritual e à reconciliação, que aponta o seu pecado na situação que está sendo analisada! Ele não exagera a importância da questão e não fica logo ofendido pessoalmente. A ele interessa principalmente a vontade de Deus, não a sua.

Na maior parte das vezes, nem procuramos seriamente uma solução quando falamos com alguém sobre um problema, mas somente um ouvinte compassivo, que também defende nosso ponto de vista. Parece-nos indiferente, quantas divisões provocamos, enquanto pudermos atrair pessoas para o “nosso lado”.

Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina:
Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal,
A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos. 
(Provérbios 6:16-19)


Mas estou somente ouvindo! Que mal tem nisso?!

Muitos de nós pensamos que somente ouvir não é tão grave quanto espalhá-las. Mas isso não é verdade! Deus diz:

O ímpio atenta para o lábio iníquo, o mentiroso inclina os ouvidos à língua maligna. 
(Provérbios 17:4)


Momento histórico na Bíblia Davi exorta a Saul:

E disse Davi a Saul: Por que dás tu ouvidos às palavras dos homens que dizem: Eis que Davi procura o teu mal? (1 Samuel 24:9)


Sim, por que lhes damos ouvidos?! Por que estamos tão rapidamente dispostos a acreditar no pior? Na Bíblia está escrito sobre o amor:

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (1 Coríntios 13:7)


Porque não respondemos educadamente mas decididamente: “Desculpe, tenho a impressão que você está querendo me contar algo, que eu nem deveria ouvir. Você deveria contar a Deus através da sua oração e a pessoa a quem se refere. Mas a mim não estou fora dessa conversa!

Algumas exortações desse tipo, mataria a maior parte das histórias de mexericos. Ao menos, elas impedirão as pessoas de virem até você com sua conversa fiada. Talvez, assim também as estimule uma vez a pensar sobre coisas mais importantes do que os assuntos de outras pessoas. A Bíblia nos adverte claramente sobre o envolvimento com fofocas: 

O que anda tagarelando revela o segredo; não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios. (Provérbios 20:19)


Um sinal de maturidade

Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. (Mateus 12:36)


Em cada palavra que dizemos, tomamos uma decisão. Ou nos decidimos a glorificar a Deus ou até mesmo deixar ELE triste e o pior de tudo estamos nos rebelando contra a Palavra dELE.

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. (Efésios 4:29)


Com muita frequência os cristãos (você e eu), não levamos a sério a ordem de Deus para controlar nossa língua. 
Aprenda a ser um cristão mais maduro. Tiago diz: 

Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. (Tiago 1:26)

Sabemos que o coração é enganoso mais do que todas as coisas, e assim seria fácil justificar o nosso comportamento errado.

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? (Jeremias 17:9)


Um pensamento final

A fofoca e difamação, são instrumentos de Satanás. Ele sabe que se conseguir nos dividir e fazer com que lutemos entre nós uns com os outros, estaremos muito ocupados para lutar entra ele.

Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá. 
(Mateus 12:25)


Temos que parar e pensar, antes de falar! Deveríamos decidir em nosso coração, nunca mais dar ouvidos a fofocas ou mesmo espalhar! Isso é possível pela graça de Deus e através da nossa decisão de fazer a escolha certa! Talvez você tenha que pedir desculpas a alguma pessoa. Talvez seja preciso revelar amarguras e curar. Vá primeiro a Deus e deixe Ele ordenar seu coração! Ele também lhe dará forças para fazer o restante:

Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. (Apocalipse 19:7)



Entre tantas coisas que podem destruir a igreja, a fofoca está entre as mais poderosas, cuide para não destruíres a igreja de Deus. 
Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. (
1 Coríntios 3:17)

Pense nisso!




Obrigado por sua leitura estamos aqui para crescer espiritualmente. 

--
Atenciosamente,


Evangelista Jhileade