segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Amor ao dinheiro



Evangelista Jhileade Gomes Lima

Vamos iniciar o artigo de hoje com o seguinte texto: 



Antes te lembrarás do SENHOR teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia. 
(Deuteronômio 8:18)



De donde vêm as bençãos materiais?

A palavra de Deus deixa bem clara no versículo acima quando iniciamos o nosso artigo de hoje diz que devemos lembrar quem nos deu os bens materiais. Quando chegarmos no topo não esquecermos dELE, foi ELE quem deu e ELE quem tira. Assim como foi na vida de Jó.

E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. (Jó 1:21)

Ele é o dono da benção! Devemos amar e adorar o dono da benção e não a benção.

É possível que o dinheiro nos faça esquecer coisas mais importantes?

As riquezas podem se tornar o centro da nossa vida e tomar o lugar de Deus.

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em entender, e em me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço benevolência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor. (Jeremias 9:23-24)

O dinheiro pode dar-nos atitudes erradas sobre as coisas materiais. 

Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui. (Lucas 12:15)

Não é sábio que o sucesso financeiro seja uma prioridade na nossa vida.

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. (Mateus 6:24)


Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição. (1 Timóteo 6:9)

Ainda que não seja impossível, é difícil que os ricos entrem no Reino de Deus.

Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! E os discípulos se maravilharam destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. (Marcos 10:23-25)

O amor ao dinheiro é a raíz de muitos males.

Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. (1 Timóteo 6:10)

O contentamento não depende da quantidade de dinheiro ou possessões materiais.

Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece. (Filipenses 4:12-13)

Onde investimos o nosso dinheiro, aí estará o nosso coração.

Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. (Mateus 6:21)


Prosperidade é um sonho.


Prosperidade, algo almejado e desejado por todos, inclusive pelo Salmista. Prosperidade é promessa de Deus para vida de seus filhos.

Quem é o homem que teme o Senhor? Ele o instruirá no caminho que deve seguir.Viverá em prosperidade, e os seus descendentes herdarão a terra. (Salmos 25:12,13)

Se existe uma fila que pudéssemos entrar para recebermos prosperidade, certamente eu seria um dos primeiros, pois afinal de contas quem não quer ter um vida próspera e cheio de dinheiro?

Como filhos de Deus podemos ser prósperos mesmo sem sermos ricos, prosperidade também tem um sentido de bom aproveitamento dos recursos, meu maior exemplo de prosperidade não está em pessoas que conheço e que são extremamente bem-sucedidas financeiramente, meu melhor exemplo de prosperidade está nos meus pais, que sempre foram pessoas bastante simples, com salários inferiores ao da grande maioria das pessoas que conviviam ao nosso redor, porém nunca houve falta de nada em nossa casa, ao contrário, como justos que são a Palavra do Senhor sempre se cumpriu em suas vidas.

Vocês emprestarão a muitas nações, e de nenhuma tomarão emprestado. (Deuteronômio 28:12c)

Aprendi que prosperidade está diretamente ligada à obediência.

E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. (Deuteronômio 28:1)


Temos ouvido tristes testemunhos de pessoas que trabalham, possuem salários razoáveis, porém vivem quebradas financeiramente, é a ação clara do devorador. 

Meu amado amigo e irmão em Cristo, não adianta reter, sonegar os dízimos e as ofertas e orar para que o devorador seja repreendido. Deus somente repreenderá este mal, mediante seu ato de amor e obediência ao dizer, veja o que a bíblia diz: 

Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. (Malaquias 3:10,11)

Muitos pensam: "Mas eu já ganho tão pouco, o que ganho mal dá para me manter, como que ainda poderia tirar 10% para dar para Deus? Ou como posso tirar para dar para igreja?"

Você não dá dízimo, você devolve a parte que pertence ao Senhor.

Vivemos em um mundo capitalista por isso precisamos do dinheiro para sobreviver, contudo isso não significa que precisemos empenhar nossas vidas na obtenção desenfreada de riquezas, trabalhando sem parar, não tendo tempo para Deus, para família e para a igreja. Ao contrário, a ambição reflete o estado do nosso coração, e a idolatria que está por traz desta busca.

O pecado está justamente em colocarmos isto como objetivo, razão das nossas vidas. Empregarmos aquilo que o Senhor nos deu, quer seja habilidade, tempo, disposição, apenas para satisfazer a nossa ganancia.

A questão do dinheiro é muito delicada, por isso o Senhor Jesus dedicou boa parte de seus ensinamentos para falar de finanças: "Não junteis tesouros na terra.", "é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no reino dos céus".

O mesmo Deus que promete prosperidade, diz que é difícil um rico entrar nos céus, será que está havendo contradição na palavra de Deus? Claro que não!

É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. (Marcos 10:25)

O Senhor quer nos abençoar sim com toda sorte de bênçãos, é Ele mesmo quem nos dá condições para que adquiramos riquezas no verso tema deste artigo, porém Ele nos adverte para guardamos o nosso coração, pois o dinheiro é como um deus que requer reverência, dedicação e pode escravizar.

Eu creio, busco, oro e espero no Senhor para que Ele nos presenteie com mais e mais prosperidade a cada dia, mas acima disto peço a Deus que nos ajude a guardar o nosso coração, para que antes das riquezas terrenas, já tenhamos riquezas acumuladas no céu. Oro para que Ele nos dê estrutura para recebermos a prosperidade, ao ponto de ser bênção e não instrumento de corrupção do nosso coração.

Mas antes de tudo, agradeço a Deus constantemente por aquilo que já temos, e o quanto Ele tem cuidado de cada um de nós, sabendo que devemos seguir a orientação dada aos Hebreus.

Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. (Hebreus 13:5)



Seja grato a Deus, entregue totalmente o controle da  sua vida financeira ao Senhor, confesse a ELE suas limitações de administração, de falta de prudência, ou ainda o pecado da avareza e amor ao dinheiro e que talvez tenha ocupado o lugar do próprio Deus. Seja fiel ao Senhor nos dízimos e nas ofertas, confiando em Deus como provedor para sua vida.


Pense nisso!


Obrigado por sua leitura estamos aqui para crescer espiritualmente. 

--
Atenciosamente,


Evangelista Jhileade



0 comentários:

Postar um comentário