segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Músico cristão pode tocar na vida secular?



Evangelista Jhileade Gomes Lima


Vamos iniciar o artigo de hoje com o seguinte texto:

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; (1 Pedro 2:9)

Aqui neste versículo acima já daremos o ponta pé inicial. Sobre a conduta do povo de Deus em especial aos levitas (músicos) responsáveis por conduzir o povo em adoração.

A importância e a grandeza desse sacerdócio no Antigo Testamento é tão importante tão significativo em sua essência, que são vários os textos que fazem menção a tão glorioso oficio dentro e fora da Casa do Senhor.

O povo hebreu orientado, formado e capacitado por Deus para exercer, praticar a adoração a ELE, foram ensinados pelo próprio Deus, a respeito do ofício Sacerdotal e Levítico. Em Números, nós vemos a disposição das tribos, o famoso recenseamento,e é claro, a função dos Levitas,vemos isto logo nos primeiros capítulos de Números (Números 1.2)

Os escolhidos para a função, para o ministério levítico foram os da tribo de Levi, por isso chamados Levitas, separados, santificados, para servir, ministrar as coisas sagradas no Tabernáculo e posteriormente no Templo.

O OFÍCIO

Já que começamos em Números, encontramos no capítulo primeiro, a função do santo oficio dos Levitas.


Mas tu põe os levitas sobre o tabernáculo do testemunho, e sobre todos os seus utensílios, e sobre tudo o que pertence a ele; eles levarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; e eles o administrarão, e acampar-se-ão ao redor do tabernáculo.
E, quando o tabernáculo partir, os levitas o desarmarão; e, quando o tabernáculo se houver de assentar no arraial, os levitas o armarão; e o estranho que se chegar morrerá. 
(Números 1:50-51)

A CONSAGRAÇÃO DOS LEVITAS

Todo o capitulo oito do referido livro de Números, encontramos Deus falando, instruindo o legislador Moisés, quanto a consagração e purificação do oficio Levítico em riqueza de detalhes:

Separação

Mas os levitas, segundo a tribo de seus pais, não foram contados entre eles, 
(Números 1:47)

Temos sempre claro que, os levitas foram especialmente por Deus separados, das demais tribos, até no recenseamento não foram contados. 

O Senhor disse a Moisés.


Toma os levitas do meio dos filhos de Israel e purifica-os; (Números 8:6)

Isto mostra um exclusivismo por parte de Deus para com aqueles que são chamados para um santo ofício.

Aspersão com água da purificação


E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Toma os levitas do meio dos filhos de Israel e purifica-os;
E assim lhes farás, para os purificar: Esparge sobre eles a água da expiação; e sobre toda a sua carne farão passar a navalha, e lavarão as suas vestes, e se purificarão. 
(Números 8:5-7)

Os levitas eram ajudantes diretos dos Sacerdotes, não é a toa que o processo de consagração, envolvendo purificação,diferem em alguns detalhes e em seus significados com os dos Sacerdotes. Nem todos tem notado que os sacerdotes eram santificados, enquanto os levitas foram purificados.

A purificação deu-se com a aspersão da água da purificação. Diferente dos Sacerdotes que eram ungidos e lavados.

Rapagem de todo o corpo


E assim lhes farás, para os purificar: Esparge sobre eles a água da expiação; e sobre toda a sua carne farão passar a navalha, e lavarão as suas vestes, e se purificarão. (Números 8:7)

Logo que  água da purificação era aspergida,continuava o ritual com a rapagem de todo o corpo com navalha,isto simbolizando a purificação completa.

Vestes lavadas
e lavarão as suas vestes, e se purificarão. (Números 8:7b)

Nesta consagração sagrada, vemos as roupas dos levitas sendo lavadas, um outro diferencial com relação aos Sacerdotes que suas roupas eram trocadas, novas vestes. Segue-se todo o processo,com oferta de manjares, além de novilho para expiação do pecado.

Imposição de mãos e oferta movida


E farás chegar os levitas perante a tenda da congregação e ajuntarás toda a congregação dos filhos de Israel.
Farás, pois, chegar os levitas perante o SENHOR; e os filhos de Israel porão as suas mãos sobre os levitas.
E Arão oferecerá os levitas por oferta movida, perante o SENHOR, pelos filhos de Israel; e serão para servirem no ministério do SENHOR.
E os levitas colocarão as suas mãos sobre a cabeça dos novilhos; então sacrifica tu, um para expiação do pecado, e o outro para holocausto ao SENHOR, para fazer expiação pelos levitas.
E porás os levitas perante Arão, e perante os seus filhos, e os oferecerá por oferta movida ao SENHOR. (Números 8:9-13)

Os filhos de Israel, agora fazem imposição de mãos na tenda da congregação, e como havia a oferta em que os Sacerdotes movia em direção ao santuário, uma porção do sacrifício, a dedicação dos levitas estava agora bem simbolizada.


E os levitas se purificaram, e lavaram as suas vestes, e Arão os ofereceu por oferta movida perante o SENHOR, e Arão fez expiação por eles, para purificá-los. (Números 8:21)

E por fim os levitas foram exercer, ministrar na tenda da congregação, perante Arão e seus filhos.


E depois vieram os levitas, para exercerem o seu ministério na tenda da congregação, perante Arão e perante os seus filhos; como o SENHOR ordenara a Moisés acerca dos levitas, assim lhes fizeram. (Números 8:22)

Todos os Sacerdotes eram Levitas [Detalhe]

Como já sabemos, os levitas eram os da tribo de Levi,terceiro filho do patriarca Jacó. A tribo de Levi era sacerdotal, porém nem todos eram Sacerdotes, mas todos os Sacerdotes erma Levitas, inclusive até a época dos Reis.

Quanto a idade para iniciação,alguns textos da Bíblia são curiosos, que aos trinta anos para cima até aos cinqüenta anos de idade, estava estipulado o exercício levítico. 


Da idade de trinta anos para cima até aos cinqüenta anos, será todo aquele que entrar neste serviço, para fazer o trabalho na tenda da congregação. (Números 4:3)

Está de vinte e cinco para cima, para exercer no ministério da Tenda da Congregação, mais adiante Davi fixou em vinte, a idade para se iniciar este ofício.


Este é o ofício dos levitas: Da idade de vinte e cinco anos para cima entrarão, para fazerem o serviço no ministério da tenda da congregação; (Números 8:24)

Funções dos Levitas

Vemos que dentre muitas atribuições como as mostradas em Números, com relação a Tenda de Encontro, além da manutenção deste ‘santuário móvel’, dos utensílios, da montagem e desmontagem do mesmo,vamos destacar alguns aspectos do honrado oficio.

Louvar

Os Levitas eram os responsáveis direto por tão excelente atitude, a de louvar a Deus. no que diz respeito a organização e condução dos cânticos e instrumentação,fazendo uso de diversos instrumentos musicais disponíveis na sua época e cultura.

Na ocasião da dedicação do Templo, encontramos os levitas fazendo uso dos instrumentos musicais e entoando louvor. Outra passagem bastante esclarecedora.


Também, conforme à ordem de Davi seu pai, designou as turmas dos sacerdotes para seus ministérios, como também as dos levitas acerca dos seus cargos, para louvarem e ministrarem diante dos sacerdotes, segundo o que estava ordenado para cada dia, e os porteiros pelas suas turmas a cada porta; porque assim tinha mandado Davi, o homem de Deus. (2 Crônicas 8:14)

E pôs alguns dos levitas por ministros perante a arca do SENHOR; isto para recordarem, e louvarem, e celebrarem ao SENHOR Deus de Israel.
Era Asafe, o chefe, e Zacarias o segundo depois dele; Jeiel, e Semiramote, e Jeiel, e Matitias, e Eliabe, e Benaia, e Obede-Edom, e Jeiel, com alaúdes e com harpas; e Asafe se fazia ouvir com címbalos; (1 Crônicas 16:4-5)


Ensinar


E Quenanias, chefe dos levitas, tinha o encargo de dirigir o canto; ensinava-os a entoá-lo, porque era entendido. (1 Crônicas 15:22)

Todos estes foram filhos de Hemã, o vidente do rei nas palavras de Deus, para exaltar o seu poder; porque Deus dera a Hemã catorze filhos e três filhas.
Todos estes estavam sob a direção de seu pai, para a música da casa do SENHOR, com saltérios, címbalos e harpas, para o ministério da casa de Deus; e Asafe, Jedutum, e Hemã, estavam sob as ordens do rei.
E era o número deles, juntamente com seus irmãos instruídos no canto ao SENHOR, todos eles mestres, duzentos e oitenta e oito. (1 Crônicas 25:5-7)

É maravilhoso o que vemos nesse capitulo de Crônicas, o ensino da música, e porque não dizer,o aperfeiçoamento da arte de cantar.

Já no livro de Neemias 8, na ocasião Esdras (escriba), ensina os filhos de Israel com relação a Léi, e diz o texto que quando Neemias, o Sacerdote Esdras e os levitas ensinavam ao povo, houve choro,foi comovente o entendimento dos preceitos do Senhor.

Profetizar


E Davi, juntamente com os capitães do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com címbalos, e com saltérios; e este foi o número dos homens aptos para a obra do seu ministério:
Dos filhos de Asafe: Zacur, José, Netanias, e Asarela, filhos de Asafe; a cargo de Asafe, que profetizava debaixo das ordens do rei Davi.
Quanto a Jedutum, os filhos: Gedalias, Zeri, Jesaías, Hasabias, e Matitias, seis, a cargo de seu pai, Jedutum, o qual profetizava com a harpa, louvando e dando graças ao SENHOR.
Quanto a Hemã, os filhos: Buquias, Matanias, Uziel, Sebuel, Jerimote, Hananias, Hanani, Eliata, Gidalti, Romanti-Ezer, Josbecasa, Maloti, Hotir, e Maaziote.
Todos estes foram filhos de Hemã, o vidente do rei nas palavras de Deus, para exaltar o seu poder; porque Deus dera a Hemã catorze filhos e três filhas. (1 Crônicas 25:1-5)

É muito apropriado esta passagem, pois vemos aqui a autoridade espiritual dos levitas, separados para o ministério de profetizar. E o curioso é que isto era feito ao som de Harpas, Liras e Címbalos.

Santificar


E lhes disse: Ouvi-me, ó levitas, santificai-vos agora, e santificai a casa do SENHOR Deus de vossos pais, e tirai do santuário a imundícia. 
2 Crônicas 29:5

Este ocorrido foi em uma situação muito gloriosa, na época do rei Ezequias, quando restabelecido o culto no Templo do Senhor. Os Sacerdotes e Levitas foram convocados,consagraram-se e consagraram o Templo, houve sacrifícios, holocaustos, ofertas, musica, canto, adoração e o detalhe: música alegre.

Para concluir, sabemos que para um andamento e manutenção desse oficio, de forma exclusiva, eram os levitas,como todos os que participavam do Ministério sacerdotal, a manutenção por meio dos dízimos e ofertas,além de serem concedidas 48 cidades, em volta delas uma faixa de terra para o sustento deles.


Por isso todo o Israel, já nos dias de Zorobabel e nos dias de Neemias, dava aos cantores e aos porteiros as porções de cada dia; e santificavam as porções aos levitas, e os levitas as santificavam aos filhos de Arão. (Neemias 12:47)

E que as primícias da nossa massa, as nossas ofertas alçadas, o fruto de toda a árvore, o mosto e o azeite, traríamos aos sacerdotes, às câmaras da casa do nosso Deus; e os dízimos da nossa terra aos levitas; e que os levitas receberiam os dízimos em todas as cidades, da nossa lavoura. (Neemias 10:37)


Também entendi que os quinhões dos levitas não se lhes davam, de maneira que os levitas e os cantores, que faziam a obra, tinham fugido cada um para a sua terra.
Então contendi com os magistrados, e disse: Por que se desamparou a casa de Deus? Porém eu os ajuntei, e os restaurei no seu posto.
Então todo o Judá trouxe os dízimos do grão, do mosto e do azeite aos celeiros.
E por tesoureiros pus sobre os celeiros a Selemias, o sacerdote, e a Zadoque, o escrivão e a Pedaías, dentre os levitas; e com eles Hanã, filho de Zacur, o filho de Matanias; porque foram achados fiéis; e se lhes encarregou a eles a distribuição para seus irmãos.
Por isto, Deus meu, lembra-te de mim e não risques as beneficências que eu fiz à casa de meu Deus e às suas observâncias. (Neemias 13:10-14)

Destes foram também os cantores, chefes dos pais entre os levitas, habitando nas câmaras, isentos de serviços; porque de dia e de noite estava a seu cargo ocuparem-se naquela obra. (1 Crônicas 9:33)

Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do SENHOR; santas são ao SENHOR. (Levítico 27:30)

E falou o SENHOR a Moisés nas campinas de Moabe, junto ao Jordão na direção de Jericó, dizendo:
Dá ordem aos filhos de Israel que, da herança da sua possessão, dêem cidades aos levitas, em que habitem; e também aos levitas dareis arrabaldes ao redor delas.
E terão estas cidades para habitá-las; porém os seus arrabaldes serão para o seu gado, e para os seus bens, e para todos os seus animais.
E os arrabaldes das cidades, que dareis aos levitas, desde o muro da cidade para fora, serão de mil côvados em redor.
E de fora da cidade, do lado do oriente, medireis dois mil côvados, e do lado do sul, dois mil côvados, e do lado do ocidente dois mil côvados, e do lado do norte dois mil côvados, e a cidade no meio; isto terão por arrabaldes das cidades.
Das cidades, pois, que dareis aos levitas, haverá seis cidades de refúgio, as quais dareis para que o homicida ali se acolha; e, além destas, lhes dareis quarenta e duas cidades.
Todas as cidades que dareis aos levitas serão quarenta e oito cidades, juntamente com os seus arrabaldes.
E quanto às cidades que derdes da herança dos filhos de Israel, do que tiver muito tomareis muito, e do que tiver pouco tomareis pouco; cada um dará das suas cidades aos levitas, segundo a herança que herdar. (Números 35:1-8)

Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo.
E, perante o SENHOR teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao SENHOR teu Deus todos os dias.
E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o SENHOR teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o SENHOR teu Deus te tiver abençoado;
Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o SENHOR teu Deus;
E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;
Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo. (Deuteronômio 14:22-27)


Perguntas frequentes


Tocar para glória de Deus significa tocar só música evangélica?

Sim. Temos alguns versos da Bíblia Sagrada que é a bendita Palavra de Deus. Que diz a respeito da vida e conduta cristã, como devemos proceder diante da vontade dELE.

Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. (Gálatas 5:16)

Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus; (Colossenses 1:10)


Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, (Colossenses 2:6)



No inicio deste artigo demos enfase neste versículo:

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; (1 Pedro 2:9)

Como poderei "eu" ser a geração eleita, o sacerdócio real se estou igualzinho ao mundo. E não há nada que brilhe em mim. Já que sou a luz do mundo.


O músico cristão quer ter uma vida profissional ele pode trabalhar em ambientes tais como bares, restaurantes, festivais de música e tocar em banda secular (para ganhar dinheiro)?

Não. Acabamos de observar em todo este artigo que o levita (músico) consagrado ao serviço do Senhor. Ele terá que se dedicar totalmente o seu dom que não é exatamente dele, mas foi o Senhor quem o deu e se ELE quiser, Ele mesmo o tira.

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Mateus 6:24)

Não é isso que diz a Palavra de Deus! Então não há para onde se curvar e tentar fugir, se iludir. Achando que Deus irá passar a mão na cabeça! O nosso Deus é Deus de justiça!


Ele quer todo o louvor e adoração somente para ELE. Ao SENHOR teu Deus temerás; a ele servirás, e a ele te chegarás, e pelo seu nome jurarás. Deuteronômio 10:20
Pense nisso!



Obrigado por sua leitura estamos aqui para crescer espiritualmente. 

--
Atenciosamente,


Evangelista Jhileade


0 comentários:

Postar um comentário